+

Informações gerais

Programas Institucionais de Iniciação Científica: por que e como participar.

 Por que fazer pesquisa?

Dentre outras razões para se engajar em uma pesquisa, podemos citar:

  • o apreender a fazer uma pesquisa, vivenciado todas as etapas do processo desde a escolha do tema e realização do projeto, até a entrega dos resultados finais, com a sua divulgação escrita ou oral;
  • a ampliação do conhecimento do tema pesquisado e a participação na construção do saber existente a seu respeito, com efeitos positivos, também, no âmbito do ensino da graduação;
  • o desenvolvimento da capacidade de interpretar os textos; de articular e argumentar, de forma racional, as convicções de ordem jurídica, política, social, moral, entre outras; e de revisar essas mesmas convicções, exercitando o pensamento crítico-reflexivo, com proveitos, inclusive, no âmbito do ensino da graduação;
  • o desenvolvimento da sensibilidade para os problemas enfrentados na sociedade, e da criatividade e imaginação na busca das soluções para as questões levantadas pela pesquisa;
  • a aproximação com os professores do curso, com outros pesquisadores e pesquisas e, de consequência, a possibilidade de estabelecer um intercâmbio de ideias, seja durante o curso da pesquisa, seja no momento da divulgação de resultados finais; e
  • a construção das bases necessárias para seguir a carreira acadêmica, assim como a descoberta de novas perspectivas e possibilidades a serem colocadas em prática no exercício das diferentes profissões jurídicas.

 

Como participar?

No site da UEM, na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Graduação (PPG) - http://www.ppg.uem.br/index.php/pesquisa/iniciacao-cientifica/pibic-cnpq-fa-uem -  é possível encontrar todas as informações necessárias acerca da iniciação científica, com os editas, roteiros, formulários e regulamentos do PIC e PIBIC.

Realizada a leitura das referidas informações, é preciso, inicialmente, definir a área de interesse (dentre as linhas de pesquisa dos Professores) e procurar o(a) Professor(a) que gostaria de ter como orientador(a). A partir daí será discutida, com o(a) Professor(a), a possibilidade da orientação e da realização da pesquisa. É importante observar que a pesquisa exige do(a) aluno(a) a dedicação de carga horária, a ser definida com o(a) Professor(a) Orientador(a).